top of page

Porto do Açu ampliará capacidade de tancagem de combustíveis

Expansão contemplará infraestrutura para armazenagem de derivados de petróleo e combustíveis menos poluentes


Por CombusPro


A Vast Infraestrutura planeja ampliar seu terminal de tancagem de combustíveis no Porto do Açu, no estado do Rio de Janeiro.


“Já aprovamos a engenharia básica do projeto: serão 20 tanques na primeira fase, com expansão para 60 tanques posteriormente”, Rogério Zampronha, CEO da Prumo Logística, informou à CombusPro.


A Prumo é responsável pela gestão do complexo portuário e industrial, que fica localizado no município de São João da Barra, no Norte Fluminense.


Além de derivados de petróleo, a expansão contemplará infraestrutura de armazenagem de combustíveis menos poluentes, como metanol, amônia verde e bioGNL, originário do biometano.


A ideia é atender a embarcações que realizam operações de transbordo de petróleo e apoio offshore no Açu, além de plataformas de produção de óleo e gás que operam nas bacias de Campos, Santos e do Espírito Santo.


Navios de longo curso, como os very large crude carriers (VLCCs) que transportam petróleo cru para a Ásia, também estão entre os clientes da Vast, pela qual passam 40% das exportações brasileiras da commodity.


A antiga Açu Petróleo nasceu em 2015 como uma empresa dedicada a prestar serviços de transbordo de petróleo para o mercado de exportação.


Com a crescente demanda global por novas fontes de energia e a evolução dos debates sobre cenários de baixo carbono, a companhia entendeu que era preciso ir além do petróleo.


O movimento da Vast se insere na estratégia de desenvolvimento do Porto do Açu, que pretende se tornar um hub de transição energética, com projetos de gás natural, biogás, energia solar, eólicas offshore e hidrogênio verde.


Também no Açu opera a NfX, uma joint venture entre a petroleira britânica BP e a Prumo Logística voltada à importação e comercialização de combustíveis marítimos sob a marca BP marine.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page